quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Quem Dá Mais?!


QUEM DÁ MAIS?!


         Essa é a frase muitas vezes ouvida quando perguntamos a uma pessoa para quem ela vai votar nestas eleições. “Votarei para quem ‘pagar’ mais, votarei para quem me fizer este ou aquele favor.” Mas esquecem que estão depositando quatro anos de confiança, e não apenas o voto.
         Vivemos em uma cidade pequena, em que todos se conhecem. Porém, o número de candidatos é relativamente alto, o que facilita a compra de votos. As pessoas trocam seu voto pelas mais variadas coisas, objetos, dinheiro e, geralmente, alguns favores que os corruptos prestam aos eleitores. A corrupção é crime e pode levar à cadeia. O revoltante é que as pessoas sabem que vendendo seu voto estão vendendo com ele o poder de escolha para uma sociedade mais ética e justa e, mesmo assim, o fazem.
         Pode-se dizer que pior de quem compra o voto é quem o vende, pois está colocando no poder alguém que é capaz de trapacear para atingir seus objetivos. Outro problema refere-se aos gastos desnecessários e excessivos que são feitos durante as campanhas: panfletos, adesivos, fogos de artifício, carros de som, etc., tudo custa dinheiro. Dinheiro este que poderia ser usado para educação, infraestrutura, saneamento básico, enfim, para o bem da população.
         Portanto, não venda seu voto, pois se fizer isto, não terá direito de reclamar depois. E lembre-se: você não estará vendendo apenas seu voto, mas junto com ele seu poder de escolha, seu direito e sua confiança.

Willian Matiasso
2º Ano B - Ensino Médio
Escola Estadual Zenir Ghizzi da Silva – Trindade do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário