Experiências Exitosas

Formação Continuada
Frequentemente a Escola recebe do PNBE (Programa Nacional de Bibliotecas Escolares) um acervo riquíssimo de obras destinadas aos professores . Ocorre que muitas vezes vão parar nas prateleiras das bibliotecas sem que os docentes possam vê-las.
Com esta preocupação, a Coordenação Pedagógica, no primeiro encontro de formação deste ano, lançou um desafio, que já avalia como muito gratificante.
Após expor todos os livros separados por área de conhecimento, sugeriu que cada professor retirasse um ou mais exemplar para ler e, em um próximo encontro, partilhasse com os colegas de área ou com o grande grupo.
No dia 16 de abril, houve o Seminário para exposição e debate das obras lidas. Cinco professores apresentaram, aliás, deram um show, demonstrando que a leitura pode ser uma forma muito proveitosa de aperfeiçoamento e aprendizagem em qualquer disciplina. Ao mesmo tempo, estão servindo de exemplo aos nossos estudantes, motivando-os à leitura, pois em suas "maletas" sempre haverá um livro para, de repente, pegar e ler um trecho ou mostrar onde sua prática pedagógica se inspira, se embasa.



 Casíndia:

"Várias Faces da Matemática": Relatou que o livro a reportou a seu tempo de estudante, fazendo-a compreender o que significa "entender o processo" e "decorar é preciso" e que está utilizando os conhecimentos em sala.














Augusto:

"Muito Além da Gramática": Provocou debate, pois a autora condena a decoreba e sugere que não se deva trabalhar regras gramaticais nas séries iniciais. Também respeitar  a linguagem do aluno, mostrando a linguagem culta sem discriminar. O livro traz muitas sugestões de motivação à leitura e a análise nos textos.







 Clíssia:

"Nada na linguagem é por acaso".

Reforça a idéia do tema anterior do respeito ao dialeto trazido na bagagem do aluno, respeitando as diferenças.




Maria Oneiva:

O livro "Sociologia", traz sugestões de temas sociais para trabalhar em sala de aula e insiste que o conhecimento transmitido deva servir como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A professora demonstrou um trabalho realizado com a música "Problema Social", de Ana Carolina em sala de aula.











Dando continuidade à apresentação das leituras, no sábado dia 18 de junho, mais duas professoras expuseram seus textos:





Cidinéia:

"O que é ser professor hoje?"
O tema gerou bastante discussão, pois trouxe os problemas enfrentados pelos professores na sala de aula e o acúmulo de funções que estes exercem hoje, na sua prática diária.







Marilene:

"Leitura"
O assunto proporcionou uma reflexão sobre  a importância de se trabalhar a leitura, principalmente nas séries iniciais, pois é nesta fase que se desperta o gosto pelo ato de ler. O tema fez com que todos se questionassem sobre como está sua prática em sala de aula com relação a esta importante atividade didática.





Estamos aguardando o próximo encontro na expectativa de novidades para a reflexão de nossa prática.