Histórico


EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ZENIR GHIZZI DA SILVA



No ano de 1953, o Governador do Estado General Ernesto Dorneles, através da política educacional adotada, cria escolas rurais nos locais mais povoados das regiões agrícolas. Nesta época Linha Trindade pertencia a Sarandi e foi contemplada com uma unidade escolar através do Decreto nº 3.871, de 13 de março de 1953, nascida assim a Escola Rural de Linha Trindade.
            Em 1961, durante a gestão do Governador Leonel de Moura Brizola, que pôs em prática o Plano de Escolarização com a construção de prédios escolares com módulos pré-fabricados e aumento do número de professores, Trindade já há dois anos pertencia a Nonoai e a escola fora transformada para Grupo Escolar Isolado  de Linha Trindade através do Decreto nº 12.356 de 12 de maio de 1961. Frequentavam à  escola 68 alunos regidos por 02 professoras (Zenir e Rosinha), sendo diretora a Senhora Rosinha da Costa Bocasanta.
            Em 1967, no Governo do Coronel Walter Perachi de Barcelos, foi feita uma revisão nominal das escolas rurais estaduais e, através do Decreto nº 18.827 de 22 de dezembro de 1967, a escola foi denominada de Grupo Escolar Rural Zenir Ghizzi da Silva tendo aproximadamente 154 alunos, 04 professores  e 02 funcionárias. Era diretora a Senhora Nair Pandolfo.
            O Governo de Pedro Simon enfrentou a greve do Magistério que buscava a manutenção de suas vantagens salariais. As intransigências com os professores e com o funcionalismo prejudicaram o desempenho da educação. A implantação do QPE processou-se de maneira inábil (segundo Moacir Flores). Foi então que em 1986, através da Portaria nº 4.891, foi criada as séries finais do 1º Grau (6ª, 7ª e 8ª) e passou a ser denominada de Escola Estadual de 1º Grau Zenir Ghizzi da Silva, contando com 315 alunos, 13 professores e 03 funcionárias. O diretor era o Senhor Hermes Vigne.
            Em 1987 é criado o município de Trindade do Sul, sendo que sua instalação administrativa só ocorreu em 1989. Com a criação das séries do 2º Grau passou a ser denominada de Escola Estadual de 1º e 2º Graus Zenir Ghizzi da Silva, através do Decreto nº 32.527 de março de 1987. Porém, o 2º Grau passou a funcionar somente em 1988.
            No ano 2000, sob nova LDB, faz-se necessário adequar-se as exigências da Lei Maior que reorganiza níveis e modalidades. No Governo de Olívio Dutra é implantada a Constituinte Escolar que definiu princípios e diretrizes para a educação do Rio Grande do Sul, a reconstrução do Regimento Escolar e a Proposta Político Pedagógica com a participação da Comunidade Escolar.
            Neste mesmo ano de 2000, a portaria de Designação nº 00113/2000 transforma em Escola Estadual de Ensino Médio Zenir Ghizzi da Silva, sendo esta denominação até o presente momento. O corpo discente da escola nesta época é formado por 687 estudantes e o docente por 26 professores e 09 funcionários. Respondia pelo estabelecimento o diretor Augusto José Schwantz.


            OBS: Este histórico foi organizado pela professora Silvana Alves Puton em forme de pesquisa no ano de 2002, sendo que, poderá sofrer alterações à medida em que forem descobertas novas informações a respeito.